terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

.Pássaro negro.


Hoje, o dia com cheiro de chuva fica bem melhor com a canção "Blackbird", dos Beatles.
Tem aqui no Youtube:

Aproveita e dá play também numa música bem maneirinha, que sempre rola como trilha sonora de bons programas televisivos. É a "Whit a Little Help From my Friends":

E, aqui, o linque para "Lucy in the Sky with Diamonds":
"...Take these broken wings and learn to fly..."
*Pegue estas asas quebradas e aprenda a voar!



Escrita inicial

Nesse blog, estarão reunidas coisas aleatórias, sem pretensões morais e lineares. Sem edição. Uma doçura. Boa viagem! ;)

**
Personagem que figura no título, a mandrágora é a base de muitos preparos alucinógenos e narcóticos, e usada também na trama de Shakespeare, em Romeu e Julieta. Há quem diga que é um chá de mandrágora o que a moça ingere.
A planta, que é da mesma família que o tomate, a batata e o tabaco, é citada também por Platão, em preparo entorpecente, num motim.
"Algumas vezes", quando marinheiros disputam pela influência, "se não são eles que o convencem, mas sim outros, matam-nos, a esses, ou atiram-nos pela borda fora; reduzem a impotência o verdadeiro dono com a mandrágora, a embriaguez ou qualquer outro meio". [A República, 488c].
Reza o mundo mágico medieval que na colheita da mandrágora exige-se muito cuidado, pois a planta, nesse estágio, não pode ser tocada. Para retirá-la da terra, o dono dessa estranha planta deve escolher uma noite de luar, amarrar uma corda a um cão preto e, após orações (?), fazer com que o animal puxe a raiz, também atada à corda.
De acordo com a crença, se a raiz for retirada por outro animal ou por uma pessoa, a mandrágora solta um grito terrível, capaz de matar ou enlouquecer quem o ouvir.
Em outros tempos, inclusive, a planta era usada como cura para a loucura.

A mandrágora figura no cenário mágico, em filmes como os da série Harry Potter e O Labirinto do Fauno, e em mangás e desenhos como os lendários "Os Cavaleiros do Zodíaco". Ela é nativa do Mediterrâneo e possui os alcalóides atropina e a escopolamina.

Mais coisas sobre a mandrágora, que também é afrodisíaca, aqui:
http://www.carcasse.com/revista/gato_preto/mandragora/index.php