segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Confrontos entre policiais e manifestantes em ritmo intenso na Londres 2011


Gás lacrimogêneo, barricadas, viaturas da Polícia incendiadas, tentativas de isolamento de área pelas forças de segurança fracassadas, banco incendiado, lojas comerciais saqueadas e várias pessoas feridas. O cenário é da Londres das últimas horas (17h01, horário de Brasília). Nesta segunda-feira, em pleno dia, manifestantes e policiais se confrontaram nos bairros de Hackney, Peckham e Lewisham. Mais conflitos são esperados para esta noite (8 de agosto) e um forte esquema está sendo montado pelas forças policiais. O final de semana foi violento em Londres. Tudo começou no sábado, no bairro Tottenham, quando cerca de 300 pessoas manifestavam-se contra a morte do jovem Mark Duggan, de 29 anos, morto pela polícia em tiroteio durante a última quinta-feira.

Estima-se que cerca de 215 pessoas foram detidas durante os protestos, mas nem a detenção pelas forças policiais conseguiu conter os manifestos na periferia de Londres. Danos a automóveis e saques a comércios foram mais intensos nas cidades de Enfield (norte de Londres), Brixton (sul), Walthamstow (norte), Waltham Forest (leste) e Islington (norte). No domingo, centenas de policiais e manifestantes entraram em confrontos em Tottenham. De acordo com testemunhas locais, os confrontos começaram quando os policiais atacaram uma jovem que participava da manifestação de repúdio à morte de Mark Duggan.


Vidraças de lojas e restaurantes foram quebrados durante os manifestos. Primeiros relatos dão conta de que a confusão teria começado durante uma operação de busca da Scotland Yard (polícia judiciária de Londres: http://pt.wikipedia.org/wiki/Scotland_Yard ), em Hackney . O jornal “The Guardian” afirma que trens não param na estação de Hackney e ônibus sofreram desvios de itinerários.

Lojas de celulares e de roupas também foram saqueadas, em Enfield. O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, deu sua opinião sobre o caso e condenou os ataques do último domingo, considerando-os “atos oportunistas de violência e roubo, que não têm a ver com a morte de Mark Duggan”. Os confrontos do último domingo (7 de agosto) começaram durante a tarde em Edmonton.


Agentes policiais deixaram suas férias de lado para atuarem nas ruas de Londres, onde os manifestos eclodiram. O anúncio de várias detenções é visto como uma estratégia da Scotland Yard, que aposta nas detenções como inibidoras de novos conflitos. Londres vem vivendo, recentemente, consideráveis conflitos sociais que podem ser vistos como os piores das últimas três décadas. A situação ficou tensa em Brixton: lá, com a falta de policiamento, manifestantes ocuparam várias lojas, como a H&M e restaurantes do Mc Donalds. Policiais de vários países vêm sendo deslocados para a capital da Inglaterra.

O bairro no qual os conflitos começaram, Tottenham, sofreu acontecimentos semelhantes em 1985, ocasionados pela morte de uma mulher durante uma batida policial em sua residência. Tottenham possui consideráveis níveis de pobreza, desemprego e precariedade.

______________________
Fotos: AFP
Veja mais fotos da AFP que retratam o cenário dos confrontos. Copie e cole este endereço em seu navegador: http://oglobo.globo.com/mundo/fotogaleria/2011/15212