quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Baleia morre em Búzios. O resgate não deveria ter sido "pausado".



O banho de mar na Praia de Geribá, em Búzios (Região dos Lagos-Rio), está liberado, após proibição causada pelo encalhe de uma baleia, que morreu na madrugada de ontem, quarta-feira (27/10), após ficar presa por quase 40 horas.

O esforço de especialistas e outras pessoas que tentaram ajudar no resgate tem todo o meu sincero reconhecimento. É preciso muitos homens, e uma noção de sociedade, para se levar uma baleia de volta ao mar. Mas vou de encontro ao “motivo” da morte do animal, numa visão mais analítica, menos forense.
Após muito tempo encalhada, uma baleia pode ficar fraca e, consequentemente, morrer.

Mas este não foi o caso da baleia que encalhou em Búzios.

O resgate não precisaria ter sido pausado na quarta-feira, pra ser reiniciado na manhã de hoje ou (muito menos e ainda pior!) na madrugada de hoje, como foi divulgado que seria. A Petrobrás ajudou com equipamentos para o resgate, mas deixaram a baleia morrer!

Parece que existe uma espécie de prazer sanguinário no mundo colonizado. Tanto que, depois de morta, a baleia virou pedaços de carne, que devem ser ricos em ácido graxo ou outra coisa. A pausa do resgate foi um ato péssimo e foi o que causou a morte de mais um animal, que poderia ter sido evitada.

A baleia em Búzios morreu porque deixaram que morresse.
O sujeito desta ação é o Homem.
E, de súbito, o texto vira um relato de decepção.

****
Fotos: baleia Jubarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário