quarta-feira, 27 de outubro de 2010

*Galáxias Espirais*. Belas!

Seis galáxias espirais foram observadas por telescópio do Observatório Europeu do Sul (sigla em inglês: ESO), no Chile. Foi possível captar as imagens através de luz infravermelha com câmera “HAWK-I”.
De acordo com os astrônomos do ESO, as imagens obtidas serão úteis no entendimento da formação e evolução das galáxias espirais. Aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gal%C3%A1xia_espiral
O estudo objetiva analisar as maneiras pelas quais as estrelas nestes sistemas formam estruturas espirais perfeitas.



A imagem acima mostra, em primeiro lugar, a galáxia intitulada NGC 5247, que se situa entre 60 e 70 milhões de anos-Luz da Terra – isto ajuda na visualização de sua forma espiral. A segunda imagem retrata a Galáxia Messier 100, que foi descoberta no século 18, e se localiza a 55 milhões de anos-Luz da Terra.

A terceira galáxia é NGC 1300, que é considerada um exemplo das galáxias espirais, e se situa a 65 milhões de anos-Luz de nós. A quarta galáxia é a NGC 4030, a 75 milhões de anos-Luz; a quinta galáxia é a NGC 2997, a 30 milhões de anos-Luz: esta é a galáxia mais *brilhante*, entre as enunciadas. A última imagem é da galáxia NGC 1232, a cerca de 65 milhões de anos-luz da Terra, que é uma das primeiras imagens captadas pelo ESO.

(Clique no título do post!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário