quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mentawai, arquipélago de surfistas, dá lugar a desastre e morte de, no mínimo, 300 pessoas.

Um tsunami, na última segunda-feira, e a erupção do vulcão mais antigo da Indonésia deixaram ao país 300 mortos e centenas de desaparecidos em meio aos restos do desastre natural. O presidente Susilo Bambang voltou do Vietnã para se juntar à reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), e ver de perto as operações de resgate.

O tsunami foi provocado por um terremoto de 7,7 graus de magnitude. Segundo um dos sobreviventes, em entrevista a agências de notícias, ondas de três metros de altura se formaram, dando origem a paredes de água, que devastaram [totalmente] aldeias da costa do Arquipélago Mentawai, localizado na Ilha de Sumatra. Aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Mentawai"



As Ilhas Mentawai atraem surfistas de todo o mundo, devido a suas ondas e vegetação belas. Entre as vítimas, não há turistas nem estrangeiros. De acordo com agências de notícias, especialistas já haviam alertado para o risco alto de terremoto no arquipélago, que fica em uma zona localizada entre as placas tectônicas indoaustraliana e euroasiática.

[A movimentação deste espaço territorial é o que teria causado o catastrófico Tsunami, conhecido no mundo todo em 2004, desastre que matou mais de 220 mil pessoas. ]



Perto do local atingido pelo tsunami desta semana, autoridades mantiveram estado de alerta, relativamente próximas ao vulcão Merapi (conhecido como “A Montanha de Fogo”), que entrou em erupção dez vezes ontem, terça.

As nuvens de cinza e gases, que chegam a 1,5km de altura (1.500 metros!), mataram pelo menos 29 pessoas, segundo informações do hospital de cidade próxima à cratera.

Entre as vítimas está o homem que era uma espécie de “guardião espiritual” do vulcão, Mbah Marijan. O vulcão Merapi era/é considerado uma Montanha Sagrada pelos javaneses.





Segundo A Vigilância dos Vulcões da Indonésia, o Merapi diminuiu sua atividade, mas a ameaça é constante. Mais de 29 mil habitantes foram retirados de suas casas e levados para abrigos.

Fotos: Ilha Mentawai, mapa, tatuagem feita nas Ilhas, habitantes, moradias.
(Clique no título do post para ver mais imagens das Ilhas Mentawai).


Nenhum comentário:

Postar um comentário