sexta-feira, 8 de julho de 2011

Boing 727 cai no Congo e resgate encontra, até o momento, 53 corpos


Bandeira do Congo


Aconteceu um acidente, nesta sexta-feira (8 de julho), no aeroporto internacional de Kisangani, quando um avião que levava 112 pessoas caiu, ao tentar o pouso. Parece que chovia forte no momento. As informações são da empresa aérea congloesa Hewa Bora. O diretor da empresa, Stavros Papioannou afirmou que 53 pessoas sobreviveram, foram resgatadas com vida, enquanto a estimativa de mortos era de 53 pessoas, mas este último número até então (hor.: 14h39, Brasília) não foi confirmado.

“O acidente ocorreu a cerca de 200 metros do aeroporto de Kisangani, durante uma tentativa de pouso em meio a forte chuva. Já removemos quarenta sobreviventes do local.”, afirmou, em entrevista a redes de notícias, o porta-voz do governo, Lambert Mende. O avião era o Boing 727. As operações de busca e resgate, até a tarde desta sexta-feira (8, julho), continuam. O chefe executivo da empresa aérea relatou que o piloto teria tentado pousar, mas que, “aparentemente, eles não tocaram a pista de decolagem.”

Congo em Guerra

Kisangani, onde aconteceu a tragédia, é terceira cidade do Congo com o maior número de pessoas, cerca de 680 mil habitantes. A cidade está situada em meio às florestas tropicais da República Democrática do Congo (Rep. Democ. do Congo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Democr%C3%A1tica_do_Congo). O tráfego aéreo em Kisangani chegou a ser interrompido pelo acidente, mas depois prosseguiu normalmente. Até a tarde desta sexta-feira o tempo climático ruim se mantinha na região. O avião da Hewa Bora saiu da capital Kinshasa e caiu durante o pouso em Kisangani, no nordeste do país, quando já estava em baixa altitude.


A empresa

A empresa aérea Hewa Bora está presenteem uma lista de empresas que estão impedidas de realizar vôos dentro do território da União Europeia, por causa de preocupações com segurança, como outras empresas de transporte certificadas da região central da África, que possuem um dos piores históricos de segurança no mundo.


CONGO WAR

O Congo foi sair da guerra há pouco tempo. A Segunda Guerra do Congo, ou "Guerra Mundial Africana", foi um conflito armado que começou em 1998 e terminou recentemente, em 2003, quando entrou no poder o Governo de Transição da República Democrática do Congo. Esta é considerada a maior guerra da história moderna da África, e foi um dos conflitos em que mais pessoas morreram, desde a Segunda Guerra Mundial. Na Guerra do Congo se envolveram oito países africanos e 3,8 milhões de pssoas morreram, a maioria de fome e enfermidades.

Depois, foi proposto um acordo, entre os que participavam da guerra, para que fosse criado um governo de unidade nacional. Com o fim deste acordo e com o final da guerra, em 2003, no ano seguinte, em 2004, cerca de mil pessoas morriam por dia por causa de doenças e subnutrição.


Crianças do Congo



Congo War

Nenhum comentário:

Postar um comentário