quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ciência: Chip na retina pode restaurar a visão.



A visão é um portal por onde o ser humano absorve impressões da Realidade que o cerca, assim como os ouvidos, nariz, boca, região sexual, são portais que determinarão o que você irá se tornar.

Tanto para a ciência quanto para o misticismo, somos o que comemos, pensamos, vemos... “Proteja-se do que você vai querer”. (Chico Science)



Science...

Muitas são as pessoas que perderam a visão, sem contar as que já nasceram sem ela, mas muitas são as que esperam, (ainda em pouca quantidade) na ciência, ver o mundo, o que lhe cerca, algum dia.

Evoluir deve ser uma missão de todos. A ciência deve defender isto, não a ideia de que é o próprio Deus. A ciência não sabe todas as coisas.

Nem eu.
Nem você.

Mas ela vem fazendo alguns progressos.



Recentemente, três pacientes tiveram parte da visão recuperada após uma cirurgia considerada “revolucionária”, que implantou chip em suas retinas. Participaram do procedimento uma mulher e dois homens, que, dois dias após a implantação do chip, já conseguiam distinguir formas e objetos.

Um vídeo da BBC fala da experiência:
http://www.bbc.co.uk/worldservice/emp/pop.shtml?l=pt&t=video&r=1&p=/portuguese/meta/dps/2010/11/emp/101103_video.emp.xml

O estudo promete boas notícias, já que os resultados deste procedimento foram mais válidos que outras tentativas de restaurar a visão humana, como, por exemplo, a criação do Olho Biônico.



Até bem pouco tempo, a tentativa mais feliz foi feita, vejam só, com uma câmera e um transmissor, que foram anexados a um par de óculos especiais, responsáveis por definir as imagens e enviá-las às retinas.



Os pacientes que se propuseram à cirurgia de que trata o post conseguiram, a saber, progressos na recuperação da visão, como a identificação de objetos, frutas, e detalhes de talheres, por exemplo. As pessoas que tinham dificuldades para andar, principalmente em locais com objetos, após a cirurgia não esbarraram em nenhum, conseguiram ver o horário em relógios e identificar e especificar cada tom da cor cinza.

As pessoas que passaram pelo estudo são três dos 11 pacientes que perderam a visão há, pelo menos, cinco anos, especificamente por causa de uma doença intitulada retinite pigmentosa, que é uma condição genética (!) que destrói a retina e afeta cerca de 20 mil pessoas na Inglaterra.

**
Fico triste em pensar que a Tecnologia não chega a todos.
Será que o Conhecimento vale quando não aplicado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário