segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Trecho de aleatoriedade.



Pesquisa divulgada hoje estima que a população brasileira era de 185.712.713 pessoas, até o Dia das Bruxas deste ano (31/10), segundo dados do Censo 2010. Esta quantidade de gente é 9,5% maior que a registrada em 2000, que registrou um Brasil de 169.590.693 habitantes.

A superpopulação é um tema bem discutido em mesas de representantes governamentais, como em encontros desenvolvimentistas. O crescimento do número de pessoas no Planeta também envolve o debate infindável e cansativo sobre temas polêmicos: anticoncepcionais, extermínio de bebês, aborto, crianças em condições subumanas, em latas de lixo, e sobre tudo o que vem relacionado a isto, que não cabe discutir, para não cansar o leitor.



O que intriga é a quase certeza de que onde quer que se vá, sempre terá um humano.

Um humanoide para a reconfiguração do Sentido de Privacidade.
O público e o privado numa mistura de gente, raças, valores, opiniões.
Um Boom de Deuses!,
Não tem jeito. O Planeta Machine-Man.

As estatísticas numéricas lembram Blake, que dizia que um homem que não tem perspectiva, que não entende a vida, coloca seu filho num caixão, quando o coloca no mundo, num berço de criança. Como se oferecer o que não se tem?

É colocar mais um para sentir dores.
Almas de aliens presas em corpos de humanos.



Aqui no Brasil, somos quase 190 milhões, contabilizados. Hospitais estão lotados de mulheres grávidas, procurando assistência, na maioria das vezes, sem êxito, tendo filhoS em filas de espera.
As estatísticas não podem se restringir a simples estatísticas, têm de ser mais precisas, efetivamente precisas, e Reais, abrangendo toda a Periferia do Planeta Homem.

Pensou em ir para o Deserto? Sumir do mapa? Se há a probabilidade de um humano gritar no seu ouvido, no meio de um deserto, provavelmente isto acontecerá. E é muito provável.
Sempre terá um humano no Monte Everest, no dia mais chuvoso, na Área 51 (se possível, fazendo uma foto sua), ou dentro da sua cabeça quando você tenta não pensar em nada.

O Estado do Brasil que tem mais gente é o que sempre está com o céu cinza, dos milhares de carros, indústrias, mecaniCidade: São Paulo, com seus 39.924.091 habitantes. Em segundo lugar nos dados, está Minas Gerais, onde residem hoje 19.159.260 pessoas; e em terceiro, o Rio de Janeiro, com 15.180.636 pessoas.

Obviamente, as estatísticas são Aproximações-do-Real. Existem fantasmas no nosso país (como os funcionários do Governo), mortos-vivos (sugadores), certidões falsas, crianças roubadas nas maternidades, pessoas escondidas em cavernas urbanas, nômades, ciganos, ambulantes, peregrinos, fugitivos.

Não dá pra ter uma contagem exata.

Roraima é o Estado menos populoso, que registrou 425.398 pessoas até 1º de agosto deste ano. As pesquisas do Censo 2010 foram realizadas até 31 de outubro último, e mais de 67 milhões de casas foram visitadas pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

E as pessoas que estão nas ruas, foram visitadas? Você sabe quantas são?

Nenhum comentário:

Postar um comentário