quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Japão! (ou "O outro lado do mundo é aqui!" )



Analisando aspectos do nosso Pequeno Grande Mundo, fui dar uma olhadinha no Mapa Mundi do Japão, que é praticamente o inverso do nosso.

Olha só onde está o Brasil:



Grande potência econômica, o Japão possui a segunda maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8.
O Japão possui um padrão de vida muito alto (10º maior IDH), com a maior expectativa de vida mundial (mais de 81 anos), segundo dados da Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde, além de ser o país com a terceira menor taxa de mortalidade infantil.

A montanha mais alta e o vulcão mais conhecido do Japão é o monte Fuji (vide foto) com 3.776 metros de altitude. A população do país é estimada em 127,4 milhões de pessoas e, em geral, ela é bastante homogênea, composta principalmente por japoneses e, em menor número, pelos ainus, povo indígena nativo do país, e pelos estrangeiros que vão ao país em busca de emprego.

Os caracteres que compõem o nome "Japão", na língua deles, significam "Origem do Sol", e isto explica por que o país é chamado de a "Terra do Sol Nascente".

Um comentário: