quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cinema, Museu do Inconsciente e a Síndrome de Bartleby



Para quem gosta de cinema, uma dica: que tal dar uma passadinha numa página virtual que reúne vídeos que nem sempre são re.produzidos nas telas e cinemas?

No sítio Porta Curtas, mantido pela Petrobrás, dá pra conferir curtas que são produzidos em terras brasileiras e em outros locais, e que, graças à Internet, podem ser vistos em –praticamente – todos os locais do mundo.



Nem em todos os lugares porque a gente sabe que tem país aí que anda determinando o site que o cidadão pode acessar, o que eu acho um absurdo e uma falta de civilidade, ética e, no mínimo, bom senso e total morte da Individualidade e Liberdade Humanas.

Mas não é disto que quero falar.

O Porta Curtas www.portacurtas.org.br (Copie e cole no seu navegador) é um espaço virtual que disponibiliza seu acervo audiovisual para visualização, e o internauta também pode adicionar o site a sua página pessoal.

Cerca de 800 vídeos podem ser vistos no sítio, que tem um acervo de 8231 produções catalogadas. Dentre os tipos de vídeo disponíveis, você escolhe se vê animação, um documentário interessante, um vídeo experimental, aquela ficção pra esquecer um pouco da sua Realidade Deprimente, ou um da seção “adulta”.

**

Veja aqui, especialmente, o audiovisual "Estrela de Oito Pontas", curta premiado: http://portacurtas.org.br/Filme.asp?Cod=496#

A Animação de Marcos Magalhães e Fernando Diniz é de 1996 e tem 12 minutos de duração. Estar internado há décadas em um hospital psiquiátrico não impediu Fernando Diniz de se tornar um dos mais conceituados artistas plásticos dos anos 90. Muito menos de fazer essa pequena obra-prima de animação e lucidez.

**
Aumente o áudio do seu computador e, por favor, veja os curtas bons! ;)

“Somos aquilo que pensamos”.


-----------------------------
Asterisco

Síndrome de Bartleby é o nome que se dá ao fato de alguns autores, principalmente após atingirem o êxito literário, pararem de produzir novas obras.
O nome da síndrome foi dado por Enrique Vila-Matas em seu livro "Bartleby & Companhia", baseado no romance "Bartleby, o Escrivão**", de Herman Melville, em que o escrivão começa a "preferir não fazer" suas tarefas e, por fim, acaba não fazendo nada, até que, ao final, "prefere não comer" e padece em uma prisão.

**O livro de Melville é bem interessante e pequeno. Download (Copie e cole o endereço no seu navegador, ou clique no título do post): www.box.net/public/jk5vy14sri

Nenhum comentário:

Postar um comentário