segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Interceptadores de Sonhos. Cuidado com o que você pensa. Alguém pode gravar!



Se você cria Coragem e vai a um psicanalista, até pode falar com ele sobre seus Sonhos. Especialistas que estudam a Mente Humana sugerem, inclusive, que alguns pacientes, anotem, imediatamente quando acordarem, o que se recordam dos sonhos, por “onde estiveram quando dormiam”, numa forma de analisá-los posterior e criteriosamente.

Os Sonhos são comuns ao homem, e cada pessoa interpreta esses fenômenos de forma distinta. Os cientistas também não param nas pesquisas para entender melhor o que acontece em nossa mente quando adormecemos. Um pesquisador dos Estados Unidos gosta desse assunto e pretende criar uma espécie de dispositivo eletrônico que permitirá gravar e interpretar os sonhos do ser humano.

De acordo com o cientista Moran Cerf, do Instituto de Tecnologia de Pasadena, na Califórnia, “a leitura dos sonhos é possível”, com base num estudo que diz que a atividade de células individuais cerebrais, os neurônios, é relacionada a objetos ou conceitos específicos.

Na pesquisa, o cientista descobriu, por exemplo, que quando um dos voluntários pensava na atriz Marilyn Monroe, um neurônio em particular se ativava.
Um neurônio específico para a atriz.

Muita Moral da Marilyn!

Pessoas que participaram do estudo assistiram a uma série de imagens e, depois, o cientista e pesquisadores associados ao estudo conseguiram identificar neurônios que eram ativados pelos -e de acordo com- os objetos e conceitos. Ao analisar qual neurônio se ativava e quando isso ocorria, os estudiosos montaram uma base de dados, informações, para cada paciente. Com essa base de dados, num projeto futuro e evoluído, obviamente, ler a mente humana será possível. Pelo menos é no que acredita o cientista.

Eu acredito que minha mente vem sendo lida há bastante tempo.

O Sonho e sua análise

Faz tempo que os homens tentam interpretar os sonhos, como acontecia no Egito Antigo, que considerava os sonhos “Mensagens dos Deuses”. Na contemporaneidade, o estudo dos sonhos de uma pessoa é uma ferramenta psicológica para a compreensão da Inconsciência. Mas, ao que parece, até agora a melhor forma encontrada de interpretação de sonhos (forma real, não projeto) é a narração dos sonhos, ao despertar.

Tenha sonhos e narre seus roteiros.
Edite-os em sua Vida.
Jogue fora o que precisar.

O objetivo do cientista que pretende criar a “máquina para a leitura de sonhos”, e de toda sua equipe de trabalho, é desenvolver um sistema que oferecerá aos Atuantes de Psicologia um meio de acessar as lembranças do sonho, através da visualização eletrônica da atividade cerebral.

“Não há uma resposta clara para a razão de os humanos sonharem”, comentou o pesquisador em entrevista a redes de notícias. “E uma das questões que gostaríamos de responder é quando nós criamos estes sonhos.”

Podemos escolher entre Sonho ou Pesadelo.

Caindo na Real, o cientista admite que existe um longo caminho de pesquisa, que necessita de um bom desenvolvimento, mas ela pode, sim, se transformar num protótipo tátil de Interpretador dos Sonhos.

Um perigo em mãos erradas.
Pós-Fim-de-Milênio.


A dificuldade técnica da proposta é que, para conseguir o tipo de resolução necessária para o monitoramento de neurônios individuais, as pessoas submetidas às pesquisas teriam que implantar em seus cérebros, através de processo cirúrgico, eletrodos. Em estudo divulgado na Nature, estudiosos estadunidenses conseguiram resultados primários em pesquisa com o implante de eletrodos em cérebros de pacientes, no caso de convulsões cerebrais.

O cientista Cerf crê que a Tecnologia de Sensores se desenvolve num ritmo rápido e, com o tempo, será possível monitorar a atividade cerebral SEM cirurgias. A ideia é ler as mentes das pessoas quando elas não podem se comunicar, nem gestualmente, como as pessoas em coma. (Eu acho esse ponto de vista específico, essa funcionalidade, bem positivos).

Na História, já foram feitas tentativas de criar interfaces para a tradução de pensamentos em instruções, que controlariam computadores e máquinas. Ou seja, seu pensamento materializado em instantes. Estas tentativas de transformar pensamentos em instruções foram feitas concentradas em áreas do cérebro que se relacionam com o controle dos movimentos. Os sistemas de monitoramento do cientista Cerf, que fala no post, pretendem criar áreas mais “sofisticadas” no cérebro para a identificação de conceitos abstratos.
Ele simplifica: “Por exemplo, em vez de escrever um e-mail, você poderia apenas pensar o email. Ou, outra aplicação futurista, seria pensar em um fluxo de informações e ter estas informações escritas bem à sua frente”., disse o pesquisador.

Cuidado com o que você pensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário