sábado, 29 de janeiro de 2011

Insatisfação popular dá origem ao "Dia da Ira", no Egito: 25 de janeiro [História]


Foto: Divulgação

Os Protestos no Egito em 2011 (ou Revolução da Juventude) são a série de manifestações de rua, protestos e atos de desobediência civil que vem acontecendo no Egito desde o dia 25 de janeiro deste ano. Os organizadores das manifestações contam com a recente revolta da Tunísia para inspirar as multidões egípcias a se mobilizarem.

Os principais motivos para o início das manifestações e tumultos foram a violência policial, leis de estado de exceção, o desemprego, o desejo de aumentar o salário mínimo, falta de moradia, inflação, corrupção, falta de liberdade de expressão e más condições de vida.
O principal objetivo dos protestos é derrubar o regime do presidente Hosni Mubarak, que está no poder há quase 30 anos. (!!!)

Enquanto protestos localizados já eram comuns em anos anteriores, grandes protestos e revoltas eclodiram por todo o país a partir do dia 25 de janeiro, que ficou conhecido como o "Dia da Ira", a data estabelecida por grupos de oposição do Egito e outros para uma grande manifestação popular.


Foto: Divulgação

Os protestos recentes foram chamados de "sem precedentes" para o Egito e "a maior exposição de insatisfação popular na memória recente" no país, sendo que o Cairo está sendo descrito como "uma zona de guerra" por um correspondente local do jornal The Guardian.

Pela primeira vez, os egípcios de todas as esferas sociais, com diferentes condições sócio-econômicas se juntaram aos protestos.Estas foram as maiores manifestações já vistas no Egito desde 1977.


Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário