sábado, 15 de janeiro de 2011

Região Serrana do Rio. [Estamos de Luto!]


foto: Dedo de Deus

A Região Serrana do Rio de Janeiro é muito conhecida, até em âmbito internacional, por sua beleza natural paisagística. É entre Teresópolis e Petrópolis, por exemplo, que se localiza o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Muitas pessoas acampam e visitam a Serra dos Órgãos, que abre temporada para montanhismo, reunindo aventureiros de toda parte que buscam o contato com a natureza. O roteiro de uma caminhada que compreende a Travessia Teresópolis-Petrópolis dura três dias e a caminhada é considerada a mais bela do país.

A Região Serrana do Rio vem passando por um pesadelo. A chuva que antes era parte do cenário belo de cidades como Nova Friburgo fez dezenas de mortos em cinco municípios – cerca de, no mínimo, 558 pessoas, de acordo com a Polícia Civil do Estado.

Na última sexta (14/01), mais dois corpos foram encontrados em meio a escombros e montanhas de terra, na cidade de São José do Vale do Rio Preto. Esta é a quinta cidade a contabilizar mortes causadas pelas fortes chuvas na Região Serrana.

Segundo último levantamento feito pela Polícia Civil, contabiliza-se, até agora, 252 mortos em Nova Friburgo, 240 em Teresópolis, 18 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto. Mais dois municípios estão em estado de alerta, pois tiveram áreas devastadas: Areal e Bom Jardim. A Defesa Civil não descarta a possibilidade de haver mortos nestas duas cidades.

Veja aqui um vídeo recente sobre a situação na Região Serrana do Rio:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/mais-vitimas-sao-encontradas-durante-buscas-na-regiao-serrana-do-rio.html

A tragédia na Serra do Rio tomou repercussão nacional e também, internacional, em redes como a CNN da Espanha.


foto: teleférico em Nova Friburgo

Help!

Ontem pela manhã, 225 homens da Força Nacional de Segurança chegaram à Região Serrana do Rio. Eles ajudam nas buscas pelas vítimas e na manutenção da ordem pública nas áreas atingidas pelos temporais, principalmente na cidade de Teresópolis.

Os trabalhos de busca a vítimas, que tinham sido interrompidos durante a madrugada de hoje, foram retomados por volta das 7h desta manhã.

Estamos de Luto

Pelas vítimas das chuvas na Serra, foi decretado Luto Oficial, por sete dias, no estado do Rio de Janeiro, pelo governador do estado, Sérgio Cabral. O decreto foi assinado na última sexta (14/11) e entra em vigor na segunda (17/11), após publicação no Diário Oficial.

Estradas interditadas

Estradas estiveram – e continuam - interditadas na Região Serrana. Na RJ-116, o tráfego foi fechado no Km 92, por causa de uma queda de barreira no Vale do Tainá, localizado em Friburgo. A BR-495, que liga os municípios de Teresópolis e Petrópolis, está interditada no Km 20, em Itaipava. O desastre contabiliza também uma ponte caída no Km 102 e o tráfego segue no sistema “pare e siga”, nos Kms 75 e 74. Motoristas que seguem para Teresópolis são orientados pela Polícia Militar a retornarem à estrada Rio-Magé.

População sem água e *luz*!

Mais de 40 mil pessoas estão sem energia elétrica em suas casas na Região Serrana. A situação em Friburgo é pior, onde 25 mil pessoas estão sem energia elétrica. Na cidade, também falta água em metade das residências.

Como ajudar?

A prefeitura de Teresópolis divulga conta corrente, do Banco do Brasil, para o recebimento de doações para as famílias atingidas pelo temporal. A cidade de Friburgo também tem uma conta. Seguem:

Teresópolis – Banco do Brasil: “SOS Teresópolis – Donativos “
Conta Corrente n°: 110000-9
Agência 0741-2.


Friburgo – Banco do Brasil: Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3


Defesa Civil – RJ /Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0



Tragédia na Serra é considerada a maior da história

A calamidade na Região Serrana do Rio de Janeiro já é considerada a maior, relacionada a questões climáticas, em toda a história do Brasil. O número de vítimas da tragédia ultrapassou o registrado em 1967, no litoral de São Paulo, em catástrofe tida, até então, como a maior do Brasil, contabilizando 436 mortos.

Em 2010, de janeiro a abril, o estado do Rio teve 283 mortes, sendo 53 delas em Angra dos Reis e Ilha Grande, na virada do ano, 166 na cidade de Niterói (onde se localizava o Morro do Bumba), e 64 na capital e outros municípios atingidos por temporais em abril.

Os números da Região Serrana do Rio ultrapassam, ainda, os contabilizados em Santa Catarina, na catástrofe de 2008 que causou 135 mortes.


foto: igreja teve parte destruída pela lama

Nenhum comentário:

Postar um comentário