sábado, 15 de janeiro de 2011

Os Inimigos Públicos



Tá rolando no Telecine Pipoca, nesta semana, o filme “Public Enemies”, produção de 2009 que tem o talentoso Johnny Depp no papel principal. Depp faz o assaltante de bancos John Dillinger, tido como herói pelo povo por tirar dos bancos o que eles teriam tirado do povo. O audiovisual é baseado numa história real. A exibição é hoje, às 22h, no Telecine, canal por assinatura.

A produção intitulada, aqui no Brasil, “Inimigos Públicos” é ambientada nos anos 30, e mostra a cena em que o assaltante, Dillinger, diz a um cliente do banco: “Estamos aqui pelo dinheiro do banco, não o seu dinheiro”.

Esta frase foi usada por Robert de Niro em outro filme do diretor Michael Mann, “Fogo contra fogo” (1995). Johnny Depp visitou o John Dillinger Museum (o cara ganhou um museu), em Indiana, Eua, e leu algumas das cartas do assaltante. O ator também vestiu a calça com a qual Dillinger foi assassinado. Depp veste bem o papel do assaltante.

Public Enemies é baseado no livro homônimo de Bryan Burrough sobre a história verdadeira de um dos maiores foras da lei da história dos Eua, John Dillinger, cuja perseguição deu origem ao FBI.



Mais: O FBI ( http://www.fbi.gov ) é a unidade primária do Departamento de Justiça dos Eua, servindo tanto como um organismo investigativo criminal de âmbito federal, como serviço de inteligência doméstico. O FBI, Federal Bureau of Investigation, tem jurisdição investigativa sobre as violações de mais de 200 categorias de Crimes Federais. Seu lema é “Fidelidade, Bravura, Integridade” (em inglês: “Fidelity, Bravery, Integrity”), cujas iniciais correspondem às FBI.

Mais um pouquinho:
(Algumas) “missões” do FBI:
Proteger os Estados Unidos de um ataque terrorista; proteger os Eua de Espion.agem e Operações de Inteligência Estrangeira (leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contraespionagem ); e proteger os Eua de ataques baseados na Internet e de crimes envolvendo Alta Tecnologia (leia sobre ciberguerra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberguerra ), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário