sexta-feira, 18 de março de 2011

Holanda é o primeiro país do mundo a criar a Polícia especializada em combater a crueldade contra animais


A Holanda é um país que merece a admiração e o respeito de todo o mundo, por suas posturas éticas e humanizadas na aplicação da política, de muitos projetos e leis. Nos próximos meses, a Holanda ganhará a primeira força policial do mundo para combater casos de crueldade animal. O blog A Pequena Mandrágora vê esta notícia de forma otimista e torce para que a Polícia não se corrompa.

O projeto foi aprovado pelo governo holandês em outubro de 2010. A data para início de aplicação do projeto não está definida. A ideia de criar essa “polícia do bem” partiu do “Partido para os Animais” (http://www.partyfortheanimals.info/content/view/306), que entrou para o Parlamento da Holanda em 2006 onde é representado por duas pessoas.


A Polícia será formada por 500 policiais que perderam o emprego por cortes no orçamento do governo. Para a líder do Partido, Marianne Thieme, essa quantidade de policiais só é suficiente para os casos de maus tratos a animais domésticos, e não a quantidade ideal para que a lei atinja as grandes fazendas industriais.

Segundo Thieme, a indústria alimentícia é a grande questão no que se refere à crueldade contra os animais. Na Holanda, acontece muita crueldade principalmente no transporte de “cargas vivas” e em acondicionamento. Crueldade mesmo.

“Temos 450 milhões de animais abatidos todo ano, que estão tanto em pequenas jaulas quanto em grandes depósitos, onde se amontoam, por exemplo, 100 mil galinhas juntas, sofrendo crueldades terríveis”, contou a líder do Partido à BBC Brasil.
Thieme também disse que os animais selvagens são cruelmente mortos na Holanda, vítimas da caça. Além dos animais que morrem, a natureza perde sua diversidade e beleza com os animais que morrem feridos em acidentes e morrem depois de muito sofrimento.


Infelizmente, esta é uma realidade em grande parte do mundo.
[Não reproduza um hábito ruim.]

Estima-se que milhares de animais são mortos na Holanda anualmente, e os animais domésticos sofrem maus tratos sistemáticos. Os filhotes de gatos e cães são comprados e vendidos de qualquer forma, e ficam por horas e horas confinados em pequeníssimas jaulas escuras e em péssimas condições, de maneira ilegal e insalubre.

A líder do Partido para os Animais acredita que, além da criação da força policial, é preciso a implementação de legislação específica de proteção aos animais. É preciso a existência de promotores bem informados e treinados sobre casos deste tipo.


Estatísticas deste ano apontam que 90% dos casos de crueldade contra animais que acontecem hoje, na Holanda, são rejeitados pelos tribunais, em grande parte devido ao despreparo dos promotores.
_________________________________
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário