Foto: melinabeachturtlehatchery.files.wordpress.com
As tartarugas e os jabutis são os animais vertebrados que correm mais risco de extinção, com mais de 328 espécies já ameaçadas, de acordo com um relatório divulgado no Independent.
Os animais estão sumindo por causa da caça para alimentação e do uso na medicina chinesa, além do infeliz comércio de animais (o tráfico), e da destruição dos habitats naturais pela poluição, segundo o estudo “Turtles in Trouble” (algo como Tartarugas em Problemas), realizado por equipes engajadas na preservação das tartarugas.
As espécies que possuem maior risco de serem extintas somam 25 e podem desaparecer em poucas décadas, caso não haja nenhum esforço por parte dos órgãos públicos, sociedade civil, todo o mundo, para preservá-las. A Ásia é a região mundial mais afetada.
Esta é uma tartaruga albina brasileira
“Em um só mercado em Dhaka, Bangladesh, perto de cem mil tartarugas serão consumidas em um dia de feriado religioso a cada ano”, afirma o relatório publicado.
Com aproximadamente 54% de seu total ameaçado, jabutis e tartarugas tem um risco muito grande de extinção, muito mais que os outros vertebrados como os pássaros, mamíferos e os anfíbios.
Foto: Divulgação
Foto: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário