quinta-feira, 3 de março de 2011

Plantas como a mostarda podem ter propriedades anticancerígenas


Plantas como a mostarda, a raiz-forte comum e a versão japonesa (que dá origem ao tempero wasabi, típico na culinária oriental) podem ter propriedades anticancerígenas, de acordo com uma pesquisa divulgada em publicação científica "Carcinogenesis", da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Os autores do estudo são vinculados a grupos de pesquisa sobre o câncer, localizados nos Estados Unidos da América, e acreditam que uma substância desses vegetais conhecida como isotiocianato de alila (que dá o sabor forte a estes vegetais) pode ajudar no combate ao câncer de bexiga.


[Coma mais mostarda!]

O estudo foi feito com ratos, como geralmente é feito nos laboratórios do mundo (em breve o Blog abordará esta questão do uso de ratos em pesquisas). No estudo, os cientistas perceberam que o avanço do câncer foi interrompido em 30% dos casos e a contaminação de outros órgãos por células cancerígenas foi totalmente impedida em todas os animais.

As plantas, normalmente, usam o isotiocianato de alila como uma arma para combater ameaças como insetos herbívoros. No estudo, os ratos foram alimentados com pó de semente de mostarda, e o tratamento durou três semanas. Os animais com a "dieta especial" foram comparados com um grupo controlado, que não recebeu comida especial contra o câncer.


A substância presente na mostarda, o isoticianato, também está em vegetais do grupo crucífero, como a couve-flor, o repolho, a couve e o brócolis. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, esta família de plantas tem propriedades capazes de reduzir o risco de câncer de cólon.

O câncer de bexiga pode gerar a contaminação de outros órgãos em até 30% dos casos em humanos, com chances pequenas de sobrevivência.

-------------------------
com Environmental Health News

Nenhum comentário:

Postar um comentário