sexta-feira, 11 de março de 2011

O tremor na Terra do Sol Nascente - Terremoto de 8,9° é o maior da história do Japão


A mídia inteira mostra agora a catástrofe que atingiu o Japão hoje, dia 11 de março. Um terremoto muito forte de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do país, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, causando, consequentemente, um tsunami de até dez metros de altura. As ondas varreram a costa do Japão, vitimando, até o fechamento deste texto, 337 pessoas e destruindo casas, comunidades inteiras.

As cenas do terremoto são impressionantes!, e você pode conferir um dos vídeos divulgados pelo Portal G1 neste endereço: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/video-mostra-tsunami-arrastando-carros-no-japao.html
O vídeo mostra um tsunami arrastando carros no Japão.

Veja outro vídeo aqui: http://g1.globo.com/videos/v/veja-imagens-impressionantes-do-terremoto-que-atingiu-o-japao/1457100/#/G1/page/1


O tremor que assolou o Japão na data de hoje é considerado o sétimo pior da História Mundial, de acordo com agência dos Eua, e o pior registrado no Japão. O abalo causou um tsunami que alcançou a cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

Barcos, casas, carros foram arrastados pelas ondas e as imagens transmitidas pelas tevês mundiais são de assustar, capturadas por cinegrafistas em helicópteros. Em muitos locais, a água do mar passou por cima dos diques de contenção - o que nos faz sentirmos impotentes diante da natureza - e avançou grandes espaços por terra, fazendo com que o espectador remontasse em sua memória as cenas do episódio histórico das Tsunami, ocorrido no Oceano Índico, no ano de 2004.

Vários países se mantém em alerta, como na costa do Pacífico, onde há a possibilidade de as ondas gigantescas chegarem, embora não haja registro de destruição fora do território japonês.


Pequenas ondas já atingiram as Filipinas e a Indonésia, o Hawaii e a ilha de Guam se mantem atentos a qualquer tremor que possa acontecer. De acordo com a polícia local, 337 pessoas morreram, 531 estão desaparecidas e cerca de 627 se feriram. A polícia de Miyagi confirmou a morte de 200 e 300 pessoas, sujos corpos foram encontrados na costa de Sendai.

Veja aqui um vídeo de redemoinho causado pelas águas no Japão: http://www.youtube.com/watch?v=c5Lvlgyy2mQ

Apesar das estatísticas que são bastante variáveis, a agência Kyodo acredita que o número de vítimas pode passar de mil. Não há informações, até o momento, de morte de brasileiros. Moram próximos ao epicentro ao menos 17 mil brasileiros, segundo agências de notícias.

______________________________


O tremor da Terra do Sol Nascente

De acordo comm os jornais, o terremoto causou um colapso no sistema de telefonia japonês e os moradores usam a internet para se comunicar com parentes e anunciar vítimas encontradas. Pessoas que já passaram por situações complexas decorrentes de terremotos alertam para os grandes pedaços de vidros que, durante os tremores, despencam dos prédios, matando pessoas nas ruas.

Arte: G1

Os tremores no Japão foram sucedidos por ondas gigantes. De acordo com especialistas, a origem de Tsunamis é, na maioria das vezes, terremotos, que causam a movimentação de placas geográficas. O tremor de hoje foi considerado forte pelos grupos de pesquisa e aconteceu a 24 Km de profundidade. Ao que se sabe, quando a origem dos tremores é de 50 Km de profundidade, não se sente nenhum efeito na superfície da terra. O que não foi o caso do Japão.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro explicam que a força das ondas depende de suas movimentações. Quando o tremor acontece em alto-mar, formam-se ondas baixas e rápidas, que atingem os 800 km/h !!! Estas ondas, quando atingem a costa, ficam maiores e mais lentas. Neste momento, o fundo do mar fica raso.


Os tremores que assolaram o Japão hoje são difíceis de se prever, segundo pesquisadores. Especialistas sugerem que as pessoas aprendam a se proteger em catástrofes como esta, já que não se pode impedir a força indomável da natureza e dominá-la.
__________________
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário