quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Floresta Amazônica: Mais de 134 mil metros de desmatamento em apenas 2 meses


Foto: Divulgação

Ontem, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, informou que foram detectados 134,9 km2 (134.900 metros2) de desmatamento na Floresta Amazônica (na Amazônia Legal*), somente nos meses de novembro e dezembro de 2010.

*A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia Amazônica e, consequentemente, possuem em seu território trechos da Floresta Amazônica. [Wikipédia]

A área pesquisada pelo Inpe corresponde (para se ter uma ideia) a mais ou menos 84 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a mais de três vezes o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.



Mais de dois terços do desmatamento aconteceu em Mato Grosso e no Pará, no final do ano passado. Mato Grosso desmatou mais, 49,8 km2, e o Pará só menos um pouco: 42,7 km2. A Amazônia está em seu período chuvoso e, por isso, os dados do Inpe são liberados bimestralmente.




O Instituto observa que as nuvens, de um mês para outro, variam, assim como a resolução dos satélites. Logo, os dados obtidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) não representam medição exata do desmatamento mensal na região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário