quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

[São Paulo, Brazil] Polícia de um lado, estudantes do outro. E a questão do Direito de Ir e Vir, garantido (?) por nossa Constituição.



Estudantes e policiais entraram em confronto na noite de hoje, em São Paulo, por causa do aumento da tarifa de ônibus na capital (Veja matéria sobre o reajuste da passagem nas capitais, aqui no Blog). O confronto aconteceu em frente à Prefeitura da cidade, e os policiais atacaram com balas de borracha. Como sempre fazem, usaram do meio violento, violento "é assim que se resolve", eles pensam. Não há informações sobre o quê, exatamente, deu origem ao tumulto.

Hoje, durante o dia, seis jovens se acorrentaram em catracas na Prefeitura como forma de se manifestarem contra o aumento da tarifa de ônibus. O bilhete, em SP, que antes era de R$ 2,70 custa trinta centavos mais caro: R$ 3. De centavos em centavos, o aumento é considerável, principalmente para quem pega mais de três ônibus por dia - grande parte da população.

Deve-se considerar, aqui, que além de uma boa diferença no final do mês no orçamento, o aumento gera insatisfação pelas condições dos coletivos, que são péssimas - na esmagadora maioria das cidades, pela total falta de segurança, falta de qualificação dos profissionais (motoristas, cobradores), pneus carecas, horários atrasados, sacanagens. E etc.

A foto mostra uma cena do confronto.
Os manifestantes reivindicavam uma reunião de negociação com o prefeito Gilberto Kassab. Eles querem a revogação do reajuste.

Foto: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário