domingo, 20 de fevereiro de 2011

Japão confirma suspensão de caça às baleias, depois de pressão de ativistas [ A gente torce para que seja verdade!]


Após a intervenção da Sea Shepherd ( http://seashepherd.org.br/ ), o fim da caça às baleias no Japão foi antecipado em um mês. A ação dos ativistas contrários à caça pressionou o país a encerrar sua temporada na Antártida, segundo o ministro da pesca do país, Michihiko Kano, na última sexta-feira (18/02). O fim do extermínio de animais já havia ocorrido na semana passada, por conta de pressão da Sea Shepherd, mas agora foi oficializado.

Esta é a primeira vez em que uma frota de caçadores retornam mais cedo por causa de confrontos com ativistas. Tentativas contínuas da organização não governamental (ong)Shepherd para cancelar a caça deixaram o Japão irritado. Noruega e Islândia ainda caçam baleias. O governo diz que a caça é uma importante tradição cultural.

Fotos: Divulgação


"Tem se tornado difícil garantir a segurança da frota", disse o ministro da pesca do Japão, em coletiva de imprensa. "Não temos escolha senão encerrar nossa pesquisa mais cedo."

A organização (ong) considerou a decisão uma vitória para os animais do mar, e disse que o movimento estava se tornando cada vez mais eficiente nas intervenções de operações da frota japonesa.

"Não fizemos muito diferente, mas chegamos lá mais cedo e interceptamos antes de eles começarem", disse por telefone Jeff Hansen, diretor australiano da Sea Shepherd.

"A cada ano estamos custando para eles mais e mais dinheiro. É uma caça altamente subsidiada e estão gastando e perdendo milhões. Então estamos, de fato, atingindo seus bolsos", disse.

O Instituto Sea Shepherd Brasil - Guardiões do Mar integra a Sea Shepherd Conservation Society, baseada nos Estados Unidos que também tem escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul. A Sea Shepherd Conservation Society - SSCS foi fundada em 1977, nos Estados Unidos, pelos fundadores do Greenpeace.

A frota do Japão é composta por 180 pessoas e quatro navios, e retorna de sua caça antes do tempo após caçar 170 baleias (aproximadamente um quinto da meta: 850 - oitocentas e cinquenta baleias! [somente nessa "missão"]), de acordo com Shigeki Takaya, autoridade do ministério de pesca no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário