
Foto: Divulgação
A Nasa (site aqui: http://www.nasa.gov/ ) anunciou na última quarta-feira a descoberta de seis planetinhas que tem suas órbitas ao redor de uma estrela parecida com o Sol. Os pequenos mundos são feitos de uma mistura de rochas e gases, e possivelmente água. Este sistema planetário se localiza a 2 mil anos-luz da Terra.
Os planetinhas fazem parte de um sistema que levou o nome de Kepler-11, e que intrigou os cientistas por ser composto por um grande número de planetas, de pequeninas dimensões e muito próximos, uns dos outros.
Todos os planetas que orbitam a estrela parecida com o Sol são maiores que a Terra, e os maiores podem ser comparados a Urano e Netuno.
O telescópio Kepler
Lançado em março de 2009, o Kepler está medindo a luz de 100 mil estrelas nas constelações Cisne e Lira. A esperança é encontrar planetas com tamanho e composição semelhantes aos da Terra, dentro da chamada "zona habitável" - quente o suficiente para que exista água líquida, mas não quente demais para abrigar vida.
Desde o início da missão Kepler, foram descobertos 68 candidatos a planetas do tamanho da Terra e 288 maiores que o nosso planeta. Outros 662 planetas descobertos têm o tamanho de Netuno, 165 são comparáveis a Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Outros 19 são maiores que qualquer planeta do nosso sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário